07/12/07

Esquerda vs Direita?

Olá caros camaradas!

Não resisto a partilhar estes dois cartoons sobre temáticas sempre actuais e pertinentes.
O primeiro está perfeitamente adequado aos desabafos do Dr. Mário Soares e que aqui também foram abordados pelo camarada P.A.

Um dos problemas da sociedade actual é que não se sabe bem o que queremos para o futuro e não sabendo isso também não sabemos o caminho a tomar.
Mas, o caminho faz-se caminhando...

A segunda....




Mais palavras para quê?


Saudações

04/12/07

Visita Presidencial

No passado dia 24 de Novembro, o Sr. Presidente da República, o Professor Cavaco Silva, visitou a cidade de Gouveia e a Fundação D. Laura dos Santos, em Moimenta da Serra. Como tem vindo a ser habitual nos seus roteiros, o Professor Cavaco Silva, alerta para as questões mais pertinentes em cada território.
Na nossa “Princesa da Serra” (cada vez mais sem anéis…), destacou a necessidade do investimento no sector do turismo e da cultura como formas de propiciar o desenvolvimento.
Também destacou a falta de dinamismo económico, a falta de acessibilidades e, provavelmente a situação mais mediática, as baixas taxas de natalidade e consequente envelhecimento da população.


Como portugueses que somos, entendemos ser um privilégio um concelho ser visitado pelas mais altas individualidades do Estado, particularmente pelo Sr. Presidente da República, mas há questões que nos merecem algumas considerações. e houve uma que se colocou no próprio dia:
“Como é que um Presidente da República vem a um concelho e inaugura apenas um museu da miniatura automóvel?”
Questão pertinente, tanto mais que após a inauguração do dito museu (que faz jus ao nome e é uma bela miniatura), a comitiva se deslocou para o Museu Municipal Abel Manta para ser entregue o Prémio de Pintura Abel Manta e espantosamente não proferiu nenhuma declaração. Para quem momentos antes tinha destacado a importância da cultura…
Infelizmente para o país, só em pleno século XXI é que alguns dos nossos governos se deram conta que o interior também faz parte de Portugal. Desde a década de 1980 que os problemas demográficos (baixa natalidade, envelhecimento da população, despovoamento…) que agora nos afectam, são sobejamente conhecidos. O actual Sr. Presidente da República, foi Primeiro-ministro de três Governos (dois deles com maioria absoluta), e não me recordo de medidas sérias para prevenir esta situação.

Em termos de acessibilidades do interior também é curioso reflectir sobre a seguinte passagem: “Gouveia será sempre uma fonte de boas recordações… Por aqui passei no dia seguinte ao meu casamento. Era noite, mas ainda tive de contactar com algumas pessoas para me elucidarem sobre o caminho para Manteigas.”
Já há umas décadas que o Sr. Presidente se apercebeu que as acessibilidades são difíceis na nossa região mas é pena que os sucessivos governos (incluindo do Partido Socialista) não tenham intervido nessa área de forma atempada para mantermos alguns níveis de competitividade.
Esperemos que o actual Governo tenha capacidade para apostar mais no interior do país, até porque alguns dos seus destacados membros são de regiões do interior, pois senão, as populações poderão perdoar mas não esquecerão. Alguns sinais positivos são dados com o anúncio de construção de novas vias rodoviárias no nosso distrito e a baixa do IRC para as empresas. Veremos se são realmente acertivas ou não.
Para finalizar quero dizer que gostava, entre outras coisas, que o Sr. Presidente já pudesse ter visitado o novo Centro de Saúde a funcionar com todas as condições, ou um Mercado Municipal moderno e funcional para comerciantes / clientes ou ainda um espaço que preserve e divulgue o nosso património cultural que é único e que não está devidamente divulgado (já temos uma estátua...)
Pode ser que o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Gouveia tenha escutado com atenção as palavras do Sr. Professor Cavaco Silva de que “a Cultura não é uma despesa, é um investimento...”
Mas nem tudo se perdeu e senão vejamos: o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Gouveia “passou” toda a semana na televisão junto ao Sr. Presidente da República e os Gato Fedorento apresentaram mais uma sátira como só eles o sabem fazer.
Valha-nos o humor!