20/11/07

Fórum sobre Políticas de Juventude

Decorreu no dia 16 de Novembro, pelas 21h, no Cine - Teatro de Gouveia, um Fórum sobre Políticas de Juventude, organizado pelo Secretariado da Juventude Socialista de Gouveia.
O mesmo teve o apoio do Secretariado Distrital da Juventude Socialista, e contou com a presença dos camaradas Miguel Nascimento (a exercer funções de Delegado do Instituto Português da Juventude da Região Centro) e de Duarte Cordeiro (Vice-Presidente do IPJ).
O painel de oradores contou também com o camarada Nuno Silva (Presidente da JS Distrital) e de Rúben Figueiredo (Presidente da Concelhia da JS Gouveia).


Do debate há a destacar o papel, que as concelhias e distritais das juventudes partidárias em geral, desempenham no combate e defesa dos interesses e aspirações das populações locais. Também foram dados alguns bons exemplos de associações juvenis que aproveitam de forma bastante positiva os incentivos que o IPJ disponibiliza para as apoiar no seu cumprimento dos objectivos a que se propõem.


Frisou-se a necessidade de encarar as políticas de juventude como medidas que têm como objectivo promover a igualdade de oportunidades entre jovens e também que estas não são responsabilidades exclusivas de um governo apenas.



Aqui o papel dos municípios pode e deve ser fulcral enquanto agentes dinamizadores de um território, embora haja perspectivas político -partidárias diferentes sobre esta questão e consequentemente actuações mais ou menos positivas.
O caso do nosso município é paradigmático. Por um lado existem apoios aos estudantes do ensino superior o que é uma medida claramente positiva, mas por outro lado, não há grandes incentivos à (re)fixação desses mesmos jovens que adquiriram formação académica superior.


Esta situação é claramente um contra-senso. O município, enquanto território, não usufrui desse mesmo investimento o que poderia ser extremamente interessante, visto que muitos desses jovens se formam em áreas competitivas e que colocando a sua capacidade de trabalho ao serviço do concelho poderiam contribuir de forma decisiva para o desenvolvimento do mesmo.


Analisaram-se exemplos de concelhos que conseguem promover medidas interessantes a nível da atractividade das suas cidades/vilas, destinadas à população jovem (em sentido mais alargado até aos 35 anos de idade).
Além da necessidade de os municípios disporem e colocarem no mercado terrenos com uso exclusivo para habitações para jovens, a requalificação urbana foi uma tónica no sector da habitação jovem. Com o fenómeno mais que conhecido dos centros mais antigos das cidades ficarem envelhecidos e despovoados e com a consequente deterioração dos prédios há património privado subaproveitado e devoluto.


Qualquer município deve saber aproveitar esse património pois em colaboração com o sector privado poderá dinamizar novamente esses centros mais antigos / bairros históricos. Por outro lado, contribuindo num sector fundamental para a emancipação dos jovens, a habitação, poderá também ser um importante vector na (re)fixação dos jovens.


Estas e outras medidas, não sendo da responsabilidade do governo, também necessitam do seu auxílio, nomeadamente na questão da resolução de questões estruturais relacionadas com o interior do país. Aqui se destaca novamente o papel das juventudes partidárias e em particular da Juventude Socialista, que sendo solidária com a generalidade das medidas / reformas que o governo tem tomado, deve a quem de direito, exigir que cumpra as suas responsabilidades nestes domínios.


O Secretariado da Concelhia da JS de Gouveia congratula-se com a realização desta actividade, enquadrada na nossa perspectiva de que a formação compensa, e só com cidadãos mais (in)formados é que poderemos contribuir para o esbatimento de alguns dos muito desafios com que nos defrontamos.


“Tristes são os tempos em que é preciso explicar o evidente.”
(Bertold Brecht)



Jovens Saudações Socialistas

Secretariado da Concelhia da
Juventude Socialista de Gouveia

1 comentário:

Pedro Pacheco disse...

A realização deste forum, bem como tudo o que ele envolveu, foi, na minha opinião, muito positivo.
Em primeiro lugar porque tivemos uma sala bem composta. Em segundo lugar porque na sua maioria, ficaram até ao fim, participando, debatendo com a maxima cordialidade. Em terceiro lugar e não menos importante, os convidados deste forum. O Luis Nascimento e o Duarte Cordeiro foram certamente a chave do sucesso deste coloquio. Pela simplicidade dos seus discursos, pela simpatia que demonstraram em vir até gouveia, mesmo sabendo de antemão que as suas agendas estão mais que preenchidas, fruto dos cargos que desempenham com exito.
À Juventude Socialista deixa uma nota.. continuem com estes coloquios.. saibam escolher os temas que nos são, a nós gouveenses, mais importantes e decisivos no nosso futuro e deixemos as banalidades para outros que não sabem fazer mais do que aquilo que outros querem.

Um abraço

Pedro Pacheco