15/05/08

Se o IKEA viesse para Gouveia?!

Muitos de vós devem desde já pensar..." este tipo é louco". Calma caros leitores, para mim não há impossiveis, e além disso o actual presidente da Câmara de Gouveia é "arrojado", e como tal vos pergunto ...Se o IKEA viesse para Gouveia? Era bom, pelo menos 200 a 300 postos de trabalho eram garantidos. Passo-vos explicar esta minha " alucinação", li à dois dias atrás que a empresa IKEA vai abrir uma superfície em Loures, tendo já aval da Câmara Municipal daquele concelho. Mas o que mais me chamou atenção foram as declarações da direcção desta empresa em projectar mais três superfícies comerciais no nosso país até 2015. Porque não Gouveia? Muitos me diram, "Estásdoido, deixa-te disso, quem vai apostar em Gouveia!" No meu entender era uma excelente aposta, e são estes projectos que poderão tirar Gouveia do marasmo, e atrás viriam outros melhores, isto é uma bola de neve, basta um vir e vêm os outros...acreditem! Estes projectos requerem estudos do ponto de vista económico rentável, mas Viseu e Guarda estão a 30 minutos de Gouveia, além disso os espanhóis são 8% da facturação da loja IKEA Matosinhos, vindos da Corunha, vindo a comprovar que existe viabilidade. Muito mais seria para convencer estes suecos a virem para Gouveia, mas quem sabe se existe alguma alma deste concelho que veja neste texto alguma luz para tirar Gouveia do marasmo...agora digam-me lá camaradas, não este projecto um verdadeiro " arrojo" !!

02/05/08

Sem comentários!!!!

Ao ler esta notícia do DN de hoje perguntei-me e a "NOSSA" querida câmara?



http://dn.sapo.pt/2008/05/02/dnbolsa/camaras_sao_piores_a_pagar.html

Câmaras PSD são as piores a pagar


RUDOLFO REBÊLO
Há câmaras com atrasos de dois anos para com fornecedores, e existe mesmo um caso curioso: a Secretaria-Geral do Ministério da Cultura, que demora quatro anos a "saldar" contas. Pelo menos 17 autarquias mantêm vivas dívidas a mais de um ano, afectando as tesourarias e balanços de milhares de empresas.

Das dez autarquias que demoram mais tempo a pagar, oito são geridas pelo PSD e apenas duas pelo PS. A Câmara de Gondomar, presidida por Valentim Loureiro, necessita de 629 dias para regularizar as facturas dos fornecedores, estando em segundo lugar no top ten da lista elaborada pelas Finanças, atrás de Oliveira de Azeméis, outra autarquia social-democrata.

Na administração do Estado, em matéria de prazos de pagamento, há contrastes: a Madeira, governada por Alberto João Jardim e que "espreita" a oportunidade de ser primeiro-ministro (poderá ser candidato a líder do PSD), demora 284 dias a pagar aos fornecedores. Os Açores, apenas dois dias. No cômputo geral, o prazo médio de pagamento dos municípios chega aos 136 dias, isto sem incluir as câmaras de Lisboa e Porto (esta última com as Finanças a confirmarem os dados fornecidos pelo social-democrata Rui Rio).

Os prazos de pagamento das empresas públicas estão além dos 90 dias. Em média, demoram 113 dias e figuram empresas como a RTP, Metro do Porto ou a CP. O Governo, ao abrigo do programa "Pagar a Tempo e Horas", impõe para 2008 a redução em 15% o prazo de pagamentos a fornecedores, responsabilizando os dirigentes públicos pelo cumprimento das metas.|