16/04/08

OS TRAVÕES....

Esta foi uma semana em que muito aprendi através da leitura do Noticias de Gouveia.

Aprendi que através de uma entrevista, existem pessoas, que mais não sabem fazer que elogiar afincadamente algo que eu nunca pensei que fosse possivel elogiar, como é o caso de não se fazer nada. Aqui, em género de desabafo, alguem que me explique como é possivel ser péssimo e fazerem parecer que é excelente... não compreendo!

Aprendi também que já não há decência e por vezes a boa educação parece querer fugir.

Então o que dizer de dois artigos de opinião presentes na rubrica "correio de leitores"?

Meus amigos, há muito tempo que não via artigos tão semelhantes no mesmo jornal como aconteceu agora...

Bem sei a opinião da população... sentiu-se enojada e envergonhada em ter dois conterrâneos a escreverem ( ??? ) da maneira como o fizeram... Faz me lembrar o tipico jogador da bola que num lance se atiram ao homem, esquecendo deste modo, o grande objectivo que é recuperar a bola.


Certo é que com este tipo de TRAVÕES, Gouveia dificilmente andará para a frente!!


15/04/08

O problema de Gouveia....

Li no jornal Notícias de Gouveia uma entrevista do presidente da concelhia PSD/Gouveia, o qual referiu que o problema do PS/Gouveia é Álvaro Amaro. Bom, é esta politica brejeira que me faz confusão espécie. Não venho aqui falar em nome do partido porque tem pessoas competentes que no caso de quererem responder o farão melhor que eu, venho em nome pessoal, porque me preocupo com este concelho e há coisas que eu não consigo perceber, incluindo este tipo de afirmações. Quando fui convidado pelo camarada Ruben a participar neste espaço, aceitei-o porque acho que posso ser uma pessoa dinâmica e activa no que concerne a ideias e discusões.
Voltando ao cerne da questão, se o problema do PS/Gouveia fosse Álvaro Amaro, andávamos todos bem. Politicamente o actual Presidente da Câmara não dá dores de cabeça a partido algum, com o trabalho que anda a fazer só está a dar votos à sua oposição, e há muito que Álvaro Amaro perdeu os votos que ganhou anteriormente. Daí que na minha opinião o problema de Gouveia é Álvaro Amaro!
Afinal de contas quantos postos de trabalhos proporcionou o actual presidente? Quantas empresas surgiram?Afinal que estratégia foi adoptada para captamento de investimento? Falam de eventos do snowboard e das motos, que retorno trouxe isso para o concelho? Quais os reais valores? Pessoalmente não estou contra os eventos, mas uma casa não começa pelo telhado. Falam em promoção, de acordo, eu pergunto, se um investidor quer- se fixar no concelho, que voltas tem de dar? São muitas, vai para aqui, vai para ali, papel daqui, papel dali, até que desiste.
Proporcionou aumento de camas na cidade para turismo? a Pousada da Juventude, para quando? O Museu da Miniatura recebeu mais vistas que o Museu do Pão? Que fez o Presidente perante o marasmo dos sábados à tarde em Gouveia num fim-de-semana alargado?...é um deserto!!! A estrada da Serra, qual é a estratégia? Quais as reais contra-partidas da variante?
Poderíamos mencionar outras situações, outras promessas, mas o facto é que perante tanta pergunta e que continuamos sem resposta é mesmo caso para dizer que o problema do PS/Gouveia não concerteza Álvaro Amaro.

AGARRAR O FUTURO, GUARDA MAIOR

Hoje, segunda feira, dia 14 de Abril, decorreu a apresentação da candidatura de José Albano Marques, a Presidente da Federação do Partido Socialista da Guarda.
Sob o lema "Agarrar o futuro, Guarda maior", a candidatura do meu amigo Zé Albano surge num momento vital do Partido Socialista, onde o conformismo, o comodismo e a inércia imperam a nivel da Federação.
Esta candidatura é, na minha opinião, o balão de oxigénio que todos os socialistas necessitavam para voltar a acreditar que é possivel ter um PS mais próximo das populações, um PS que motive os seus militantes e simpatizantes, um PS Distrital que defenda e dê a visibilidade merecida ao nosso Primeiro Ministro, Engº José Socrates, e às politicas desenvolvidas pelo seu Governo.
Esta candidatura junta dois vectores nunca antes vistos... a força da Juventude com a experiência daqueles que durante muitos anos foram o rosto do nosso Partido e que tantas alegrias nos deram!

Caro Zé Albano, quero que saibas que acredito em ti!

Porque o Distrito merece, o meu voto vai para a candidatura "AGARRAR O FUTURO, GUARDA MAIOR"

12/04/08

O "arrojo"

É com prazer que leio as opiniões do nosso camarada, pois, além de revelarem inteligência, revelam também ponderação e espirito crítico.
Subscrevo o que o Pedro escreveu e foram essas e outras dúvidas que levaram os deputados do PS na Assembleia Municipal, e anteriormente, os vereadores do PS em reunião de Câmara, a votarem contra a proposta da Câmara. O Sr.Presidente apelidou-se de "arrojado" e insinuou que quem vota contra não é arrojado.
Deve estar a pensar no arrojo da Praça Dr. Alípio de Melo, esse "jardim de pedra" que dificulta uma simples ida à fonte do Toural buscar água nos nossos garrafões...

Ou então está a referir-se ao "arrojo" da rampa contruída na Rua Casimiro de Andrade que custou qualquer coisa como 374.979,13€...

Com a proposta que a Câmara apresentou o sr. Presidente pretenderá rapidamente deitar abaixo mais uns quantos edifícios e deixar a sua "marca única" no território da cidade. Não é por acaso que há quem o apelide com o cognome de "Demolition Men" e para quem não se recorda vá à ex-Auto Garagem e veja aquele trabalhinho bonito.

Há pessoas que ou não gostaram da disciplina de História na escola e acham que o passado não serve para nada ou então têm vergonha do mesmo e querem apagá-lo.

As zonas da cidade em causa têm uma importância única não só na nossa cidade / concelho mas, na região e por isso é necessário arranjar uma solução o mais abrangente possível que possa conciliar a questão do património histórico com as necessidades actuais e futuras dos cidadãos.

É bom ver que há quem se preocupe com a nossa terra.

Um Abraço Pedro!

06/04/08

Requalificação

Como muitos de vós sabeis concerteza, foi aprovada em Assembleia Municipal, uma proposta de parceria público-privada, com vista à requalificação do centro de Gouveia nomeadamente o actual Mercado e zona dos Bellinos( antiga fábrica Bellinos). Neste "pacote" estará também a criação da nova zona industrial nos terrenos da ex-SIG. Para já venho aqui falar do centro de Gouveia, não porque a zona industrial não seja importante, mas porque do ponto de vista urbanístico é bem mais sensível. Sensível porquê? Estamos a falar de uma malha urbana com muitas derivações e influências que ao longos dos anos de apoderaram do " Lugar". Arquitectónicamente falando, o "Lugar" é fundamental, o seu estudo é o ponto de partido para o conceito que tornará o projecto em algo de concreto e material.
Ao longo dos anos, Gouveia viu-se com erros urbanísticos craços que hoje se tornam obstáculos ao seu desenvolvimento, tudo porque os "Senhores do Poder", julgam-se Arquitectos, Urbanistas, Empresários...
Acho que o projecto tem fundamento, é preciso dinamizar a cidade, dar-lhe um ar fresco, tirar a cidade do marasmo, tornando aquele espaço vivo, em que haja analogias entre espaços públicos e privados contíguos, com estrutura. O primeiro passo será o debate, políticos, urbanistas, população e empresários deverão entrar num concenso sobre o que fazer com aquele "Lugar". Não se pode, como já li num jornal, comparar Gouveia com as malhas urbanas de Viseu ou Tondela, falar de volumetrias como quem fala em passeios e arruamentos, deixemos isso para quem sabe. Sobretudo, é preciso não esquecer a envolvência àquele "Lugar", a ribeira, o Bairro do Castelo, com uma malha muito específica, a "nova" Praça Alípio de Melo ( o maior erro dos últimos tempos) e a estrada da Serra.
Não podemos esquecer de igual modo, que neste processo existe uma parceria público-privada em que os segundos não entram para perder dinheiro, mas é importante que não se caía no erro de construir somente um aglomerado habitacional, com toda a especulção imobliária que poderá envolver o valor daqueles terrenos. Está diante de nós construir ali um espaço dinâmico, em que a cultura poderá fazer parte do conceito do projecto, o turismo terá de ser levado em consideração e sobretudo dar funcionalidade e vida onde os jovens da cidade poderão se orgulhar e fazerem parte integrante daquele "Lugar".